domingo, 18 de novembro de 2012

Sugestão de Jogos no Programa Linux

 

Durante o Curso de Tecnologias na Educação, foi apresentado várias ferramentas, que são muito valiosas aos professores do ensino fundamental, pois além de auxiliarem a aprendizagem do uso do computador, estimulam o raciocínio dos alunos.
Deve se acessar o LINUX EDUCACIONAL 3.0.,  na barra de ferramentas Edubar. Clica-se em ABC; depois Multidisciplinar; e vai para Série educacional (Gcompris), abre-se uma tela colorida com um pingüim – TUX, dentro de um avião; ao lado esquerdo da tela há vários animaizinhos, e em cada bichinho tem  vários jogos educacionais separados por disciplinas. Caso não saiba, clique no ponto de interrogação na parte inferior da tela, aí terá os objetivos, as explicações de como jogar. Minhas sugestões: 1- Porquinho: Jogo: Ciclo d'água: Ensina como acontece o ciclo da água de forma dinâmica e interessante. Jogando poucas vezes a criança certamente nunca esquecerá como ocorre o ciclo. Ano indicado: 2º ano e 3º ano do 1º ciclo. 2 - Vaquinha: Pratica da leitura na vertical: Os alunos deverão ler as palavras que aparecem e clicar se entre elas está ou não a palavra solicitada. Ano indicado: 2º ano e 3º ano do 1º ciclo. 3 -Panda: SODOKU, é um jogo de raciocínio, onde a criança deverá usar símbolos únicos em um quadrado. Indicado para qualquer idade (acima do 1ºano) 4 - Tux: Labirinto,permite trabalhar lateralidade pois o comando com as setas faz com que a criança crie estratégias para chegar ao destino. 5 – Tangran – quebra cabeça que todas as crianças adoram. Indicado para todos os anos. 6 – Tem muitos jogos de alfabetização – completar a letra que falta, jogos de matemática – com atividades de adição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário