domingo, 18 de novembro de 2012

  • PROJETO QUE FOI EXECUTADO NA ESCOLA SOBRE TECNOLOGIAS
ESCOLA MUNICIPAL LOISE FOLTRAN DE LARA - LUCIMARA SUMIKAWA  

          PROJETO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO  

         PONTA GROSSA - 2012



TEMA:

            Histórias contadas, interpretadas, encenadas.



INTRODUÇÃO:

            O projeto tem por finalidade o combate à evasão escolar e a indisciplina, através de histórias infantis. Há muitos motivos que levam o aluno a deixar de estudar, dentre eles a necessidade de ajudar em casa, falta de incentivo dos pais e até mesmo a estrutura familiar.
            Detemos da responsabilidade de assegurar as condições de ensino e aprendizagem do aluno que, obviamente, se perde quando não vai à aula.


JUSTIFICATIVA:

            Justifica-se o interesse pela leitura, pelo conhecimento das histórias, onde faz o aluno viajar por um mundo tão repleto de novas descobertas. Portanto, acreditamos que “uma criança que lê, será um adulto que pensa”.
            Dessa forma, problemas de indisciplina e evasão escolar, podem ser corrompidos, resgatando no aluno o prazer pela leitura de várias formas.
           
            Assim como destaca GOES (1990, p. 16)
            "A leitura para a criança não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É um modo de representação do real. Através de um "fingimento", o leitor re-age, re-avalia, experimenta as próprias emoções e reações."

            A leitura cumpre, hoje, a responsabilidade de entreter e divertir, mas principalmente formar na criança uma consciência do mundo.

OBJETIVOS:
            GERAL
      Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, visando à formação do caráter do leitor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural.
            ESPECÍFICOS
      Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral.
      Incrementar a prática da leitura no âmbito escolar.
      Diminuir a evasão escolar, resgatando no aluno a vontade de estudar ressaltando a sua importância na formação da cidadania.

METODOLOGIA

            Será desenvolvido com a turma de intensificação dos alunos do 2º e 3º anos do 1º ciclo, Ensino Fundamental com 26 alunos. Utilizaremos como recursos as TIC que podem “ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem”.
             Os alunos exploram de forma criativa as oportunidades da tecnologia, envolvimento eficaz dos cenários de aprendizagem. Serão utilizados: data show, rádio, televisão, dvd, máquina fotográfica, jornal, para as atividades desenvolvidas.
            Partimos da ideia de mostrar um vídeo relacionando a falta de interesse à leitura e consequentemente a escola, utilizando data show, logo após os alunos representarão a história em forma de desenho, sendo feita fotos como registro. Ocorrerá a contação de histórias, partindo dos clássicos Pinóquio e Chapeuzinho Vermelho, produção de texto e ilustração, confecção de fantoches com dramatização. Todos os momentos serão registrados. Utilizaremos os recursos da escola.

CRONOGRAMA

Data
Horário
 Atividades
19/10/2012
7h45min às 11h45min
- áudio da história do Pinóquio;
- a história recontada pelos alunos;
- confecção do livro da história do Pinóquio (capa, texto e ilustração);
- slides da história A menina que odiava livros;
- interpretação da história e a importância da leitura;
- leitura de livros infantis (imagens), sentados embaixo da árvore.
Mídias: rádio, projetor multimídia, máquina fotográfica.
22/10/2012
7h45min às 11h45min
- desenho da história Chapeuzinho Vermelho;
- produção de texto coletivo sobre a história do Chapeuzinho Vermelho;
- confecção de fantoches dos personagens da história;
- dramatização pelos fantoches confeccionados;
- slides da história A menina que odiava livros;
- interpretação da história e a importância da leitura;
- desenhar a parte que mais gostou, como se fosse uma foto, colocar legenda. (apresento o jornal com fotos e legendas).
Mídias: televisão, projetor multimídia, máquina fotográfica, jornal, máquina filmadora.





REFERÊNCIAS:
GÓES, Lucia Pimentel. A aventura da Literatura para crianças. São Paulo: Melhoramentos 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário